Alternativas para maior rentabilidade na safrinha: milho e milheto

Notícias

Em meio aos desafios climáticos previstos para o ano agrícola 2023/2024, a gestão eficaz da lavoura torna-se essencial para os agricultores. O fator mais preocupante é a instabilidade imposta pelo fenômeno El Niño, que ameaça as condições ideais de plantio devido à escassez de chuvas, criando janelas de plantio apertadas e incertas.

O fenômeno é um padrão de aquecimento anormal das águas superficiais do oceano pacífico tropical, e tem um impacto profundo na agricultura. Ele está associado a mudanças nas correntes de vento, levando a padrões de chuva imprevisíveis e distribuição desigual de água; aumento de temperaturas e maior risco de infestações de pragas que prosperam em condições quentes e úmidas.

Frente a esses desafios, a escolha do híbrido certo torna-se fundamental. Híbridos modernos tendem a ser menos impactados por condições de altas temperaturas e escassez hídrica. Seu comportamento ao enfrentar estresse climático pode significar a diferença entre uma safra bem-sucedida e uma colheita comprometida.

Segundo Rafael Vaz, do departamento comercial do Grupo Conceito, “com a queda de 30 a 40% no valor das commodities, uma luz amarela acende para o agricultor em relação à rentabilidade da segunda safra, e a escolha correta de um híbrido bem posicionado, com boa adaptabilidade e que tende a ser menos impactado pelas interferências climáticas, irá potencializar tudo que foi investido na parte nutricional, hormonal, biológica e manejo químico. Os híbridos da Agroeste trazem um grande diferencial com sua excelente nota de tolerância do complexo de enfezamento, precocidade e produtividade. São plantas extremamente modernas, com excelente sistema radicular, com mais alto nível de biotecnologia do mercado, ótimo encaixe e alto teto produtivo.”

Também como uma excelente alternativa à cultura do milho em janelas avançadas de plantio, contamos os híbridos de milheto da Atto. Além de oferecer uma resposta robusta aos desafios climáticos, proporcionam uma série de benefícios, como:

·        Manejo de Nematoides: Os híbridos selecionados ajudam no controle eficaz de nematoides, preservando a saúde do solo e garantindo colheitas mais saudáveis.

·        Reciclagem de Nutrientes: As culturas facilitam a reciclagem eficiente de nutrientes, contribuindo para a fertilidade do solo e sustentabilidade a longo prazo.

·        Construção de Palhada: Com uma excelente formação de palhada, esses híbridos auxiliam na conservação da umidade, reduzem a erosão do solo e melhoram a estrutura do mesmo para futuras safras.

“Com os desafios climáticos, uma alternativa de cultura com grande potencial é o milheto com híbridos da Atto Sementes, que performam acima das variedades antigas do mercado. O avanço que o seu melhoramento genético traz é notável, e entrega boa produtividade com grãos de qualidade”, diz Rafael.

Neste cenário, para superar os possíveis impactos previstos para a produção de milho e milheto e oferecer maior rentabilidade, a Conceito Agrícola reafirma seu compromisso em oferecer soluções sob medida para enfrentar os desafios do clima e aumentar a produtividade mesmo em condições adversas. Uma parceria dedicada à prosperidade de cada lavoura, que conta com acompanhamento profissional, orientação especializada e qualidade como pilares da sua reputação.

Em tempos de incerteza climática, confie na Conceito Agrícola para proporcionar estabilidade, resistência a doenças e, acima de tudo, produtividade e rentabilidade superiores.

Leia
também

Confira publicações relacionadas a esta

Confira outras notícias

Somos o Grupo Conceito, um núcleo de conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços para o agroempresário que procura qualidade, inovação e prosperidade.

Notícias

Manejo de solo pós-queimadas

Recuperando a Produtividade Agrícola

Notícias

Novo marco na Conceito Sementes

Parceria com a Brasmax para produção de sementes próprias

Notícias

Crédito de Carbono para o produtor rural: Como funciona

Como o crédito de carbono pode transformar a sustentabilidade e a rentabilidade na propriedade rural